Sistema de Museus

Portal PROEXC
22/05/2015 - 21:19 - atualizado em 24/09/2021 - 12:31
Público-alvo:
Estudante, Professor, Técnico Administrativo, Coordenação de Curso, Unidade Acadêmica, Comunidade Externa
Assunto:
Ações de cultura / Espaços de cultura / Museus

A Diretoria de Cultura é responsável pela gestão do Sistema de Museus da UFU (SIMU), instância que congrega os museus da Universidade, tendo em vista os princípios e diretrizes explicitados pelo Sistema Brasileiro de Museus e o Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais. Fazem parte do Sistema de Museus da UFU as seguintes unidades museais:

Museu da Biodiversidade do Cerrado – MBC
Promove a educação ambiental e a pesquisa na área de conservação e preservação do bioma do cerrado, sendo composto por animais taxidermizados, coleções de insetos, plantas do cerrado e material bibliográfico.

Museu Universitário de Arte – MUnA
É um espaço que visa o diálogo entre as Artes Visuais, o ensino de arte e suas interfaces. O MUnA possui um acervo de obras de arte nas linguagens do desenho, escultura, fotografia, tapeçaria, cerâmica e, principalmente, uma extensa coleção de gravuras. Conta também com um acervo de publicações em artes visuais disponível para consultas acompanhadas de monitores.

Museu de Minerais e Rochas – MMR
O Museu de Minerais e Rochas está aberto à comunidade com uma exposição permanente de minerais, rochas e fósseis coletados em várias regiões do Brasil, com destaque para o Estado de Minas Gerais. O acervo do Museu é composto por espécimes minerais em seu estado natural, diferentes tipos de rochas, exemplares fósseis (animais e vegetais) e combustíveis fósseis (petróleo e carvão). O Museu disponibiliza ainda para consulta, um acervo bibliográfico nas áreas de geologia geral e de engenharias.

Museu do Índio – MUSINDIO
O Museu do Índio preserva a memória das populações indígenas brasileiras, criando uma consciência cultural acerca de suas tradições. O acervo do Museu é composto por coleções da cultura matéria indígena brasileira, publicações em jornais, videoteca e acervo bibliográfico disponível para consulta.

Museu dica: Diversão com Ciência e Arte – DICA
O Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física, dissemina a cultura científica em um espaço onde ciência, tecnologia e conhecimento são relacionados ao cotidiano de forma contextualizada e divertida. Promove atividades como Mostra de Física, Trilha do Sistema Solar, Exposição Passarinhar, Telescópio Itinerante e Cine Dica.

Guia de Museus UFU

Este Guia tem por objetivo contribuir com a difusão das informações sobre a atuação dos museus UFU, detalhando a tipologia de acervo, horários e formas de atendimento ao público, a partir das finalidades do Sistema de Museus da UFU (Simu-UFU). A organização do Guia é de Lídia Maria Meirelles, coordenadora do Museu do Índio da UFU e, na ocasião da editoração, Coordenadora Executiva do Simu.

AnexoTamanho
PDF icon Guia de Museus UFU8.75 MB