Afin UFU começa em Uberlândia

por Observatório de Extensão e Cultura ObEXC
25/08/2017 - 20:30 - atualizado em 25/08/2017 - 20:30
PROGRAMA AFIN UBERLÂNDIA

Dia 28 de agosto, segunda-feira, às 14 horas, no auditório D do bloco 5 O, do campus Santa Mônica, serão iniciadas as atividades do Programa Afin Uberlândia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com uma aula inaugural formativa. Este evento corroborará com dados, informações e orientações, aos estudantes selecionados para preparação pré-Enem. A aula inaugural terá entre seus convidados para fazer uso da palavra, a coordenadora da Escola de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Esexc/Proexc) e pedagoga, Sirlei Aparecida Martins Ferreira, uma das responsáveis pelo programa Afin.

Muito estudo e suporte para o aprendizado são as armas daqueles que pretendem ingressar em uma universidade. E a UFU está pronta pra apoiar e disponibiliza para essa ação o Programa de Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através de sua Escola de Extensão (Esexc/Proexc). O Afin é um projeto com aulas gratuitas para estudantes que estejam cursando ou já concluíram o terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Uberlândia ou da região. E conta com a coordenação de professores da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU).
Em entrevista ao site da Eseba/UFU o Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Hélder Silveira, enfatizou que o foco é "trazer estudantes da rede pública para dentro da universidade para realizar aprofundamento de estudos do Ensino Médio com intuito de prepará-los para os nossos processos seletivos". O programa acontece em todos os campi da UFU.

As aulas serão ministradas por alunos da própria UFU, estes cursando licenciatura em sua maioria. Esses alunos da UFU foram selecionados por meio de edital e supervisionados pela Esexc/Proexc e por uma equipe de professores do Colégio de Aplicação da Universidade (Eseba/UFU). O Afin é uma ação formativa sem custo algum. As aulas começam em 28 de agosto e vão até 15 de novembro, e acontecerão no Campus Santa Mônica. Foram formadas 2 turmas de 40 alunos/cada, sendo 01 vespertino, e uma noturno.