Revistas científicas da PROEXC avançam na classificação da CAPES

por Bárbara Fernandes, estagiária de graduação, ObEXC.
15/09/2017 - 14:33 - atualizado em 18/09/2017 - 17:28

Dentre seus diversos desdobramentos, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) é responsável pela publicação de duas revistas científicas no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia. De periodicidade semestral “Em Extensão” visa publicar resultados parciais e/ou finais de trabalhos na área de extensão, revisões críticas de obras publicadas que possam contribuir para a reflexão acerca temática e matérias que manifestem opiniões sobre a extensão universitária. O outro periódico, “Revista de Educação Popular” visa registrar e divulgar experiências e reflexões em Educação, Saúde e Cultura Populares, a fim de fornecer subsídios e apoio teórico e metodológico para a elaboração e implementação de projetos relacionados a esses temas e funcionar como espaço de divulgação da produção de conhecimentos decorrentes das demandas de grupos específicos. Este ano, a revista passa a ter periodicidade quadrimestral.

Em entrevista, Regina Nascimento Silva, coordenadora da Divisão de Publicações da Proexc, explica que ambas as revistas são chanceladas pela Edufu e avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No último quadriênio (2013-2016), a revista “Em Extensão” conquistou o Qualis B3, um avanço considerável para uma revista multidisciplinar, já que a avaliação é mais complexa do que de uma revista de pesquisa, que aborda uma única área do conhecimento. “A gente fica esperando essa avaliação com muita expectativa por conta disso”, relata a coordenadora. Já a “Revista de Educação Popular” foi avaliada como B1 na área Ensino e B2 nas áreas Educação e Interdisciplinar. Os resultados podem ser encontrados aqui.

Além de coordenadora da Divisão de Publicações da PROEXC, Regina, que é mestre em Letras pela UFU, é revisora e membro do conselho editorial dessas duas revistas. Recentemente participou do III Congresso de Extensão Universitária de AUGM, com o tema Democracia, direitos humanos e inclusão social: caminho aos 100 anos da Reforma Universitária”, realizado entre os dias 6 e 9 de setembro, em Santa Fé, Argentina. Durante o evento, ela participou do I Encontro de Editores de Revistas de Extensão Latinoamericanas. O propósito do evento foi “discutir as problemáticas comuns entre os periódicos de extensão e elaborar estratégias compartilhadas para enfrentar os desafios das revistas cientificas universitárias”, diz Regina.

Serviço: Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc): Bárbara Fernandes, estagiária de graduação em Jornalismo; Eduardo Gomes, estagiário de graduação em Design; e supervisão de José Amaral Neto, coordenador do ObEXC.