Academia e sociedade: o elo fundamental da extensão universitária

25/09/2017 - 16:21 - atualizado em 28/09/2017 - 15:42

A Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proexc), com seu Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), tem criado oportunidades para coletivos populares, objetivando o fomento de uma economia popular e solidária. Em entrevista, Cristiane Betanho coordenadora do centro, explica que ele é o meio pelo qual grupos como os de catadores de materiais recicláveis, agricultores familiares e grupos de arte e cultura popular, têm acesso a Universidade Federal de Uberlândia. “Nós somos o braço da Proexc que trabalha com os movimentos emancipatórios da classe trabalhadora”, afirma. Através da criação de núcleos de agroecologia, os projetos abrigados pelo Cieps, atendem a mais de 120 famílias de agricultores do município de Uberlândia, além de integrar 12 unidades acadêmicas diferentes da UFU, se tornando assim, um projeto extensionista transdisciplinar.

A última semana foi agitada para a equipe do Cieps, que se dividiu entre o X Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) entre os dias 12 e 15 em Brasília e o III Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no século XXI: Os 100 anos da Revolução Russa, na própria UFU entre os dias 13 e 16. Realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia, o CBA reuniu acadêmicos, técnicos, estudantes e agricultores organizados, visando propiciar o diálogo e a troca de experiência entre os mesmos. A coordenadora reitera a importância da participação em congressos, uma vez que esses permitem a divulgação das práticas realizadas na UFU, além da busca de novos conhecimentos a partir do contato com outras instituições. Ao todo foram 22 trabalhos enviados ao congresso, discutindo aspectos das funções agroecológicas e o trabalho na agroecologia.

Para o III Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no século XXI, que contou com grandes nomes como Ricardo Antunes e Farid Eid, o Cieps apresentou 4 trabalhos, visando mostrar o trabalho realizado conjuntamente com a Proexc dentro da linha extensionista do trabalho e das tecnologias sociais. Cristiane esclarece que além do fomento aos ideais do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários, a Pró Reitoria de Extensão e Cultura também propicia as bases para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos projetos. Nos últimos 2 anos foram 12 livros lançados, mais de 50 artigos publicados em congressos, 20 projetos de extensão registrados e o feito mais recente, a publicação de um artigo qualis B3 em periódico científico. “O fomento da Proexc para que essas atividades possam acontecer, é fundamental”, diz.

Dentro de toda essa programação do centro, a Proexc ainda destaca a participação no X Congresso Brasileiro de Agroecologia, do professor João Carlos de Oliveira. Ele relatou sua experiência frente a discussão da construção do conhecimento dentro do eixo temático da agroecologia. O professor também participou do curso de especialização “Educação de jovens e adultos para juventude”, ofertado pela Proexc em conjunto com a Faculdade de Educação (Faced – UFU) com foco para o módulo “Cooperativismo e economia solidária”.