Museu do Índio promove III Encontro Questões Indígena e Educação

por Assessoria de Comunicação Dicult, ObEXC
03/10/2017 - 17:16 - atualizado em 24/10/2017 - 11:08

No ano em que comemora 30 anos de atividades, o Museu do Índio realiza de 24 a 26 de outubro, nos auditórios A e B do bloco 5R, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura através da sua Diretoria de Cultura (UFU/Proexc/Dicult), o III Encontro Questão Indígena e Educação. Esta terceira edição do encontro tem como tema de discussão: “Territórios Indígenas no Brasil: ameaças, conflitos e resistência”. O objetivo é compreender a realidade indígena em face do agravamento dos conflitos de terras, provocado, principalmente pela ofensiva do agronegócio sobre estes mesmos territórios.

A Constituição de 88 previu a demarcação, homologação e reconhecimento de todos os territórios indígenas do país num prazo de cinco anos, a contar de sua promulgação. No entanto, até hoje esse direito originário não foi garantido e efetivado.

Participarão do encontro João Pacheco de Oliveira, Antropólogo, professor titular do Museu Nacional da Universidade federal do Rio de janeiro (UFRJ); Denílson Baniwa, indígena, artista e design, um dos criadores da rádio Web Yandé; Sandra Benites, indígena, e mestranda em Antropologia; Márcio Santilli, ativista da causa indígena, ex-presidente da FUNAI e um dos criadores do Instituto Socioambiental e Rafael dos Santos, assessor e representante jurídico do Conselho Indigenista Missionário (órgão da CNBB).

Inscrições AQUI

Para Saber Mais AQUI