Idosos conquistam o direito a cursos e programas de extensão

por Bárbara Fernandes, estagiária de graduação, ObEXC
13/10/2017 - 14:28 - atualizado em 30/10/2017 - 13:43

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJC), - responsável por aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de projetos e emendas sujeitos à análise da Câmara dos Deputados, ou de suas Comissões – aprovou na terça feira (26), um projeto do Senado que exige que as instituições de ensino superior ofereçam cursos e programas de extensão às pessoas idosas (PL 6350/13).

O plano delimita que as atividades podem ser presenciais ou a distância e é acrescido ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). O estatuto já assegura o apoio do poder público ao uso da universidade pelas pessoas idosas, além de determinar o incentivo à publicação de livros e periódicos com adaptações para as mesmas, visando facilitar a leitura, uma vez que em decorrência da idade avançada, há uma redução natural da capacidade visual dessas pessoas. O relator da proposta, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), considerou que o mesmo está de acordo com a legislação brasileira. O projeto foi aprovado por todas as comissões e, como tramita em caráter conclusivo, deve seguir para a sanção da presidência da República.

A Diretora de Extensão, da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Vânia Aparecida Martins Bernardes, explica que, como a decisão tomada pela Câmara dos Deputados, ainda é muito recente, os projetos referentes a tal ação, serão implementados juntamente ao Plano de Metas 2018, da UFU. Destaca a semelhança dos objetivos da Proexc, com os da proposta do projeto aprovado: promoção da inclusão da comunidade, nesse caso, os idosos, frente ao âmbito acadêmico. “Nós temos interesse sim, nós temos um corpo docente engajado nessas questões”, observa.

Vânia conta que achou a medida uma maravilha. “Isso nos dá a oportunidade de trazer pessoas que tem uma certa experiência, para promover a troca de conhecimento com os alunos e, consequentemente, gerar um impacto na formação deles”, comenta.