Matemática e Estatística em semana de atividades abertas na UFU

06/11/2017 - 14:06 - atualizado em 09/11/2017 - 15:36

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), recebe de 07 a 10 de novembro, a XVII Semana da Matemática (Semat) e a VII Semana da Estatística (Semest), eventos realizados pela Faculdade de Matemática (Famat/UFU) anualmente. Professores, alunos, e interessados pelo tema de forma geral, podem participar. As inscrições devem ser feitas aqui.

De acordo com Ana Paula Galves, uma das organizadoras, a Semat foi teve sua origem motivada pelos Encontros Regionais da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), realizados na UFU. Já a Semest, começou a ser realizada em 2011 visando a criação do curso de Estatística na Famat e, consequentemente, o aumento do público-alvo da Semat.

Ela explica que o evento tem como objetivo divulgar as diversas áreas de pesquisa em matemática pura, matemática aplicada, educação matemática e estatística entre alunos de graduação de modo a contribuir para sua formação e a incentivá-los e direcioná-los a uma pós-graduação.

Para Ana Paula, a ação é de extrema importância para a comunidade acadêmica, uma vez que promove a interação entre estudantes e profissionais da área, possibilitando a troca de informações e experiências entre eles. “Em particular, para os estudantes, essa é uma excelente oportunidade de conhecer uma possível linha de pesquisa para sua pós-graduação”, diz.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) apoia o evento, e Ana Paula conta que a mesma é fundamental para a sua realização, pois é importante para o seu fortalecimento e a sua continuidade. “A Proexc contribui para a divulgação e a integração científica, através do intercâmbio entre discentes, docentes e pesquisadores de matemática, estatística e áreas afins, promovendo assim, reflexões sobre ensino, pesquisa e extensão”, reitera ela.

A programação prevê a realização de 14 palestras plenárias, ministradas por pesquisadores da área, além de 2 ciclos de palestras temáticas ofertados por alunos do mestrado. Compõe o evento, sessões de pôster, elaborados pelos alunos da graduação, todos da área da matemática e/ou estatística; e uma maratona de matemática para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Uberlândia. Mais informações sobre a Maratona de Matemática  ofertada e inscrições aqui.

Ana Paula Tremura Galves é mestre em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora adjunta da UFU.