Escola de Extensão (Esexc) recebeu a professora Gercina Novais para falar à Equipe Proexc

08/11/2017 - 17:27 - atualizado em 14/11/2017 - 11:41

Movidos pelo constante interesse no aperfeiçoamento da equipe, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) abriu participação a todos na manhã do dia 07 de novembro, na sala dos conselhos no prédio da reitoria, para a palestra “Extensão, Perspectiva e Desafios”, conduzida pela professora Gercina Santana Novais. Sob o eixo “política de extensão universitária”, diversos temas foram contemplados, como a relação da extensão com movimentos sociais, com a comunicação – pautada em Paulo Freire –, além da troca de experiência entre os presentes.

Em entrevista, a professora Gercina explica que a extensão universitária não é só uma atividade acadêmica, mas que ela está vinculada com a concepção de uma universidade cidadã. Nessa perspectiva, ela acredita que a mesma deve fazer parte do currículo, permitindo assim, uma formação ampliada. Por meio do espaço proporcionado pela Escola de Extensão da Proexc, Gercina enxerga uma oportunidade de fazer a gestão da extensão através do diálogo com a comunidade. “A extensão enquanto espaço de produção e comunicação do conhecimento”, diz.

A professora Vânia Bernardes, diretora de extensão da Proexc, e coordenadora geral da Escola de Extensão (Esexc), também presente na palestra, destaca a importância da ação para ampliar a capacidade de diálogo e análise sobre a extensão no âmbito universitário. Sob a ótica da equipe Proexc, pontua que a palestra contribui para um momento de reflexão acerca da ação cotidiana da extensão, possibilitando a reavaliação de todo o processo que vem sendo executado desde o início do ano na UFU.

Para Vânia, o aperfeiçoamento da equipe acontece em dois momentos. O primeiro consiste na ampliação dialógica interna entre as pessoas, para depois, num segundo estágio, promover a capacitação conjunta a comunidade externa. “O objetivo é fazer com que a extensão seja capaz de provocar um impacto social e, principalmente, a troca de saberes entre a comunidade externa e interna”, finaliza.

Da esq./dir: Professora Vânia Bernardes, diretora de extensão; Professora Gercina Novais e Professor Hélder Silveira, Pró-Reitor da Proexc.

Gercina Santana Novais é graduada e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituiutaba. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e foi Diretora da extensão da UFU, entre 2001 a 2008. Atualmente é professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU.