Proexc na jornada da comemoração dos 10 anos do NEAB-UFU

09/11/2017 - 15:51 - atualizado em 04/12/2017 - 11:45

Acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro, o Seminário de Formação de Professores do Curso “A Cor da Cultura” e um mini-curso no evento, “I Jornada do Conversando com o NEAB”. Esses eventos, que encerram as comemorações de aniversário do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB-UFU), ocorrerão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Lourenço da Conceição Cardoso é o professor convidado, e ministrará uma palestra dentro do Seminário e o mini-curso.

Lourenço da Conceição Cardoso é professor adjunto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra (UC) e doutor em Ciências Sociais pela UNESP-Araraquara. Trabalha com literatura e relações sociais, particularmente sobre o tema branquitude (identidade racial branca).

A comemoração dos 10 anos de atuação do Núcleo já contou com diversas ações ao longo de 2017, dentro do projeto “NEAB-UFU: 10 Anos de Políticas de Promoção da Igualdade Racial”. Entre elas, o 1º Encontro de Juventude Negra (Ejune), atividades comemorativas do mês da mulher negra (em julho) e, também, o Curso de Formação da Cor da Cultura. As ações comemorativas se estendem até o final do ano.

Fundado institucionalmente em 2006, o NEAB-UFU, atua na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afrodescendentes, a partir da tríade base da universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão. Durante sua trajetória, o Núcleo já realizou cursos de pós-graduação latu sensu, cursos de formação e aperfeiçoamento, e programas de capacitação. Cintia Camargo Vianna, atual coordenadora de assuntos para graduação do núcleo, explica que, o mesmo é mantido a partir de recursos advindos de editais e que “a presença da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) se faz significativa uma vez que cria mecanismos de execução e de lisuras para a execução desses recursos”, diz.

Professora Cintia Vianna

Cintia Camargo Vianna é graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem Mestrado e doutorado em Letras, com concentração em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Atualmente é professora Adjunto da UFU, com ênfase em temas relacionados a literatura, nacionalismo e poéticas afro americanas.