Cursinho AFIN: o elo entre o Ensino Médio e a Universidade Federal de Uberlândia

16/11/2017 - 14:53 - atualizado em 24/11/2017 - 11:34

O Cursinho Ações Formativas Integradas (AFIN) é um projeto que oferece aulas gratuitas para estudantes que já concluíram, ou que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Uberlândia ou região. A professora responsável pelo Cursinho no campus UFU da cidade de Monte Carmelo, Ana Carolina Siquieroli, explica que os alunos participantes são selecionados por meio de edital, com ênfase a candidatos considerados menos favorecidos mediante critérios socioeconômicos.

Todos os professores do cursinho são discentes da UFU e ministram, de forma voluntária, aulas de Biologia, Química, Física, História, Geografia, Português, Matemática e Língua Inglesa, cuja abordagem visa reforçar o conhecimento do Ensino Médio auxiliando os alunos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A coordenação geral do Cursinho Afin nos campi UFU é da diretora de extensão da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Vânia Bernardes.

O cursinho em 2017 teve início em 06 de fevereiro, e acolheu 117 estudantes, divididos em Turma A e Turma B. Quatro estudantes foram aprovados no vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - ingressaram nos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Sistema de Informação e Agronomia. “Os alunos que foram aprovados são uma grata surpresa no decorrer do caminho”, afirma a professora.

André Souza (17), aprovado em Engenharia Aeronáutica, revela: “o cursinho me deu o conhecimento que faltava para que eu pudesse aliar tudo o que eu havia aprendido no Ensino Médio e conquistar a tão sonhada vaga na UFU”.

André Souza (17), a esquerda, aprovado em Engenharia Aeronáutica, revela: “o cursinho me deu o conhecimento que faltava para que eu pudesse aliar tudo o que eu havia aprendido no Ensino Médio e conquistar a tão sonhada vaga na UFU”. Para Elismar Gonçalves Martins, a direita, de 31 anos e aprovado em Sistema de Informação, o cursinho foi de grande valia para atualizar o conhecimento já obtido anteriormente, uma vez que ele havia saído do Ensino Médio a muito tempo. “Os professores são bastante capacitados e me ajudaram muito”, finaliza.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFU vem desenvolvendo o Programa em todos os campi da UFU. Ana Carolina explica que o apoio da Proexc, no campus de Monte Carmelo, especificamente, é fundamental para a realização do AFIN. Conta que lá, o trabalho é feito desde 2012 e que trata de uma ação extensionista de grande complexidade, já que são 15 bolsistas e atividades com vigência de 8 meses. “A Proexc vem trabalhando com toda sua equipe para que o Programa continue a ser desenvolvido e que seus objetivos sejam atendidos: apoiar os jovens de Monte Carmelo e várias outras cidades da região a ingressarem no ensino superior”, conta.

A professora esclarece que o Programa é de extrema importância para a região, uma vez que devido à falta de condições financeiras para cursar cursinhos preparatórios particulares, muito jovens saem do Ensino Médio e desistem do Ensino Superior. Com o AFIN, esses jovens podem se preparar para os vestibulares de forma gratuita e com qualidade, para que possam conseguir uma vaga na universidade. “Neste sentido, o Programa busca cooperar para a redução das desigualdades sociais, no que tange as condições de competitividade dos alunos do sistema público de ensino básico, nos processos de exames vestibulares da região”, finaliza ela.

Ana Carolina Siquieroli possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela UFU, mestrado e doutorado pelo Instituto de Genética e Bioquímica - UFU. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Genética e Bioquímica da UFU. Tem experiência na área de Genética, Biotecnologia, Nano-biotecnologia, Biologia Molecular, Bioquímica e Cultura celular.