Proexc UFU é evidenciada em site da Fiocruz

28/11/2017 - 16:07 - atualizado em 07/12/2017 - 14:43

A ação de extensão “Universidade Amiga do Idoso” (UNAI), que integra o conjunto de atividades do programa “Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida para a Terceira Idade”, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), foi destaque no site da Fundação Oswaldo Cruz, como modelo no âmbito da saúde da pessoa idosa.

A coordenadora do projeto, professora Karina do Valle Marques, explica que o projeto seleciona no início do ano, 100 idosos para participar de um conjunto de oficinas de formação. No final, os participantes recebem um certificado de participação com o título de "Promotor do Envelhecimento Ativo e Saudável”. As aulas acontecem no campus Umuarama e no Campus Santa Mônica, junto aos universitários da UFU. “A programação é desenvolvida obedecendo ao calendário acadêmico da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ”, afirma Karina.

A Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. O objetivo da mesma é promover a saúde e o desenvolvimento social, além de gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico. A coordenadora do UNAI enxerga o reconhecimento da ação pela Fiocruz como um espaço para a difusão, além da UFU, do trabalho realizado. “Isso dá uma grande visibilidade a nossa atividade, é gratificante”, acrescenta a professora Karina.

As atividades propostas pela UNAI são subdivididas em obrigatórias (regulares e em grupo) e optativas (oficinas e palestras). Fundamentos em gerontologia, direito do idoso, informática, atividades físicas, recreativas e de lazer, dança, teatro, bem-estar e saúde, primeiros socorros, cozinha afetiva, qualidade de vida, aprendizagem e memória, inteligência emocional e artesanato são alguns dos temas abordados pela UNAI. A primeira turma foi formada em dezembro de 2016.

A professora Karina explica que a iniciativa começou a ser desenvolvida em 2015 a partir do programa “Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida para a Terceira Idade” da Faculdade de Medicina da UFU com apoio da Proexc e colaboração de professores da UFU dos cursos de Enfermagem, Sistema de Informação, Ciência da Computação, Dança, Teatro, Psicologia, Escola Técnica de Saúde e vários outros setores da UFU e externos a UFU como a Secretaria de Saúde e Conselho Municipal do Idoso.

“A UNAI UFU nasceu da necessidade de integrar palestras educativas voltadas a formação dos idosos, pensando neles como educadores populares para atuação em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida tornando eles promotores envelhecimento ativo e saudável”, explica a coordenadora. Elucida também que a UNAI UFU tem a missão de desenvolver a qualidade de vida, autonomia, respeito, a promoção da atividade física e da saúde entre a população idosa. É uma proposta multidisciplinar de intervenção, promoção de saúde e pesquisa voltada ao campo do envelhecimento humano.

Os recursos da ação são provenientes do Edital Proext 2015, alocado na Proexc UFU. karina esclarece que além da parte orçamentária e burocrática, a Proexc, através de seus gestores e funcionários, orienta e incentiva para que tudo seja cumprido de acordo com edital, e também auxilia no treinamento da seleção da equipe de bolsistas que integra o projeto. “Coordenar um programa como esse sem o profissionalismo e orientação de toda a equipe da Proexc seria impossível”, reconhece.

O Proext 2015 é um instrumento governamental de fomento a extensão universitária, que abrange projetos e programas com ênfase na formação dos discentes e na inclusão social. No edital, além de todas as normas de submissão e avaliação das iniciativas, consta também o objetivo geral do mesmo, que é: potencializar o processo extensionista dentro das universidades públicas, por meio do estimulo do desenvolvimento social da localidade e do espírito critico dos estudantes.

Segundo a coordenadora, a iniciativa proposta possui perfil acadêmico, sociocultural e de extensão universitária o qual permite abrir as portas para um segmento da população sedento de oportunidades na cidade de Uberlândia-MG, bem como abrir um espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecimento ativo, sadio, digno e, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade, enquanto sujeito histórico. “O grande interesse desse programa é propiciar aos idosos instrumentos que os tornem capazes de enfrentar as mudanças físicas e emocionais desta etapa da vida, que são fundamentais para que o indivíduo continue sendo reconhecido como um sujeito autônomo capaz do exercício pleno da cidadania”, finaliza.

Do dia 11 ao dia 14 de dezembro, será realizado o “ Espetáculo Vaidoso – qual é o seu talento? ”, no qual os idosos apresentarão poemas, danças, artesanatos e comidas. No dia 15, será realizada uma cerimônia de formatura, semelhante a uma colação de grau tradicional da UFU, que finalizará as atividades de 2017.