Famed e Cieps, com a Proexc, qualificam agricultores da Feirinha Solidária na UFU

07/12/2017 - 16:11 - atualizado em 20/12/2017 - 18:05

O Centro de Incubação de Empreendimentos Populares e Solidários da Universidade Federal de Uberlândia (Cieps UFU), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promoveu nos dias 04 e 05 de dezembro, o “Curso de Processamento Mínimo de Alimentos Para Agricultores Familiares Agroecológicos da Feirinha Solidária da UFU”, visando incrementar ainda mais o conhecimento e a renda dos seus grupos assessorados. O curso é promovido pela Faculdade de Medicina (Famed) da UFU, sob a coordenação da professora de nutrição Erika Maria Marcondes Tassi.

Na foto: Mariozan, Catarina, Dorcelita, Claudelúcia e Zenaide

Erika Maria Marcondes Tassi, pesquisadora de dois projetos do Cieps UFU, esclarece que o curso serve para instruir os agricultores quanto as boas práticas de manipulação (BPM) dos produtos, para que possam comercializá-los com qualidade e livre de contaminantes físicos e biológicos. “As BPM são normas de higiene que devem ser obedecidas pelo manipulador desde a escolha e compra até a comercialização tendo como principal objetivo evitar a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos”, completou Tassi.

A coordenadora do Centro, Cristiane Betanho, explica que existem duas linhas de objetivos a serem alcançados com essa iniciativa: a conservação e a preservação da qualidade dos alimentos, e a agregação de valor. “Entendemos que os agricultores em transição agroecológica podem oferecer valor agregado a partir do processamento de alimentos. Por exemplo, temos toda a cadeia da mandioca à disposição na feirinha solidária da UFU: mandioca, mandioca descascada, farinha de mandioca, farofa temperada, bolos, polvilho, pães de queijo e biscoitos de polvilho. Estamos na segunda edição bem-sucedida do curso, com novos produtos e processos em formação”, conta.

Na foto: Claudelúcia, Zenaide, Cândida, Dorcelita, Catarina, Maiozan, Raquel, João, Rosa e Fátima, Hilda Alunas: Débora Santana Alves e Isabella Dias

O consumo de alimentos contaminados por microrganismos prejudiciais a saúdes ou substâncias toxicas provoca as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Erika reitera que esse foi mais um motivo que levou a necessidade do curso de BPM voltado aos produtores familiares. “Serão apresentadas as normas da vigilância sanitária e alimentos minimante processados, depois da teoria será ministrada aula prática com os temas apresentados na teoria”, finaliza. Tassi conta que dentro do Cieps a Proex tem apoiado e viabilizado todas ações que estão previstas no projeto.

Erika Maria Marcondes Tassi possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp) e mestrado e doutorado em Ciência da Nutrição pela Universidade de Campinas (Unicamp). Atualmente é membro do Centro Interdisciplinar de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CISANS) da Proexc UFU e membro do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) no Cieps UFU.