FORPIBID em seminário na UFU debate a importância do Pibid

22/02/2018 - 16:18 - atualizado em 01/03/2018 - 16:40

Teve início na quarta-feira (21), o VI Seminário Institucional do PIBID na UFU, com o tema “O Pibid na formação de professores: impactos e perspectivas”. O evento acontece até o dia 23-02, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e conta com mesas-redondas, fóruns de discussão, rodas de conversas, além de várias atividades artístico-culturais. Diante do cenário incerto do Programa para 2018, o Seminário atuará como um fórum de discussão para resultados de trabalhos de licenciandos da Universidade e de outras instituições de Ensino Superior e Educação Básica. Nomes como o do professor Nilson de Souza Cardoso, atual presidente do FORPIBID e do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFU, Hélder Eterno da Silveira, proferiram palestras no evento.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é o maior programa de formação docente do Ministério da Educação (MEC) e está em vigência desde 2010. O edital será encerrado agora no final de fevereiro, como já era previsto desde seu início, porém, o pedido de prorrogação feito pelo Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (FORPIBID) ao MEC, não foi aceito. Na prática, o programa terá uma interrupção das bolsas sem previsão de retorno. Para o Pró-Reitor da Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFU (Proexc), o PIBID talvez seja o programa que apresenta maior expressão de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Segundo o professor Hélder, é um programa de desenvolvimento profissional que tem como matriz a investigação e é implementado nas escolas de educação básica, ou seja, ele é eminentemente um projeto de extensão.

Marcelo Cervo Chelotti, Coordenador do PIBID Interdisciplinar na UFU campus Santa Monica, e membro da comissão organizadora do evento, revela que há muita animação em relação ao Seminário, apesar do atual cenário político e da incerteza do rumo do Programa para esse ano. “É um seminário de resistência, dizendo que o PIBID tem que ficar porque ele é importante, principalmente no fortalecimento das licenciaturas e na formação de professores”, afirma.

O evento contou com a apresentação da Orquestra Popular do Cerrado e, após, deu-se início a solenidade de abertura. Na sua palestra, Nilson Cardoso, presidente do FORPIBID, abordou o PIBID na atual conjuntura e destacou que é necessário analisar os impactos do Programa e traçar as perspectivas disponíveis para um futuro breve. O questionamento sobre a continuidade do Programa acontece desde 2015. Para ele a interrupção que possivelmente acontecerá a partir do dia 28 desse mês trará impactos negativos ao cenário educacional do país, uma vez que são mais de 5 mil escolas e quase 70 mil bolsistas - entre professores e estudantes -, envolvidos diretamente nas atividades. “Ficará uma lacuna que precisará ser rearticulada”, diz.

O medo diante do impasse do Programa assusta tanto os docentes, como os discentes. Para Guilherme Henrique dos Santos Santana, 20, estudante do curso de Geografia da UFU e bolsista do PIBID, o Programa é essencial, tanto para a Universidade, como também para as escolas públicas inseridas nos projetos, que são melhor avaliadas em indicativos sociais e de ensino. “O PIBID é o que produz, é o que devolve o investimento que o Governo dá para a gente”, relata.

Nilson de Souza Cardoso é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Educação - área de concentração formação de professores, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor assistente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UECE. Atualmente, participa do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO), como professor permanente na UECE, atua como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UECE (2014/2018) e preside o Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID (FORPIBID).