Extensão em cursos com o esporte paraolímpico brasileiro na UFU

27/02/2018 - 11:20 - atualizado em 09/03/2018 - 16:46

Um convênio entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) vem fomentando o esporte paraolímpico na cidade de Uberlândia e no Brasil. A UFU é a responsável por chancelar a capacitação e a formação dos cursos oferecidos pelo Comitê, que são voltados a professores de Educação Física da rede pública, além de egressos da área que queiram trabalhar com o paradesporto. Um exemplo de curso oferecido é o de Habilitação Técnica em Paracanoagem.

Os cursos presenciais disponibilizados pelo CPB podem ser realizados em qualquer cidade do país mediante solicitação de órgão responsável pelo Esporte ligado a prefeitura local. No caso de Uberlândia, os cursos são categorizados como de extensão da UFU por meio da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), que através do seu Sistema de Informação de Extensão (SIEX) emite os certificados de participação. A encarregada pelo Comitê na UFU é a professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FAEFI), Patrícia Silvestre de Freitas, que trabalha em conjunto com alunos bolsistas.

No dia 06 de fevereiro, Denílson Carrijo e Ana Angélica Belório, representantes do Siex foram à São Paulo a convite do Comitê Paralolímpico, com o objetivo de sanar as dúvidas da equipe quanto ao processo de funcionamento do convênio. Forma de preenchimento das atividades, cadastro da ação, relação UFU/sociedade e diretrizes da extensão universitária foram alguns dos assuntos abordados. “Uma preocupação muito grande nossa foi deixar bem claro o que caracteriza uma ação extensionista dentro da universidade”, conta Carrijo.

A professora Patrícia foi procurada pela equipe ObEXC, mas devido a sua viagem à Coréia do Sul para os XII Jogos Paraolímpicos de Inverno, que acontecem de 9 a 18 de março, não conseguimos fazer contato.

Patrícia Silvestre de Freitas possui mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atualmente é professora adjunta da UFU. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, educação física adaptada, esportes, aprendizagem e professores.