UFU é uma das 7 universidades mineiras formadoras do PNAIC

01/03/2018 - 15:41 - atualizado em 01/03/2018 - 15:41

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um programa de formação continuada dos professores alfabetizadores adotado pelo Governo Federal, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”. O Programa é realizado através de materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC).

O estado de Minas Gerais possuí 7 universidades formadoras e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma delas. A parceria entre o PNAIC e a UFU acontece desde 2013 e atualmente está sob coordenação da professora Marília Villela de Oliveira. A novidade desse ano é a inclusão da Educação Infantil (alunos de 4 e 5 anos) nas ações. “Os professores também são formados sobre o trabalho com as linguagens da pré-alfabetização”, explica Oliveira. Ela conta que o PNAIC 2017/2018 teve início em outubro do ano passado e acontece até dezembro desse ano, proporcionando, além das ações formativas, avaliações do trabalho realizado e publicação de artigos e documentos sobre a formação de professores alfabetizadores.

A Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) trabalha com a formação continuada de professores e ou profissionais que atuam na Educação Pública nas diferentes modalidades de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Ensino médio), através da Rede/UFU e, dessa forma, apoia a iniciativa do PNAIC. “Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento do programa”, afirma a coordenadora.

As primeiras atividades do programa para 2018 acontecem nos dias 15 e 16 de março. E a agenda completa oportunamente serão divulgados pela Pró-Reitoria da Extensão e Cultura, conjuntamente com a Coordenação do PNAIC, em breve.

Informações podem ser obtidas na Casa Rede UFU.

Marília Villela de Oliveira possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); especialização em Alfabetização pela mesma Universidade; mestrado em Educação: Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Atualmente é professora associada da UFU, atuando na Faculdade de Educação (Faced) e no curso de Pedagogia. Tem experiência na coordenação de tutoria e produção de materiais didáticos para Educação a Distância. Foi Coordenadora Geral do Pró-Letramento (2010-2012), e do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012-atual). Tem experiência na área de Educação Infantil e Alfabetização, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, desenvolvimento profissional, educação infantil, alfabetização.