Programa de Formação Continuada Com Profissionais do Ensino Básico em Exercício nas Redes Educacionais Públicas

Programa de Formação Continuada com Profissionais do Ensino Básico em Exercício nas Redes Educacionais Públicas (Reg.SIEX: 8312) Ano 2010

é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal e da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia. O Programa está em vigor desde 2006 e tem por objetivo contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, buscando garantir a permanência e a conclusão dos estudos de parcela significativa de estudantes, que têm a escola pública como a única alternativa para realizarem seus estudos. Para tanto, propicia espaços destinados à problematizarão e à construção de novos saberes sobre o ensino básico, em ações continuadas, com os Profissionais do Ensino Básico em Exercício nas Redes Educacionais Públicas do município de Uberlândia e região. Utiliza-se de tecnologias de informação e de comunicação combinadas ao uso do ambiente de formação presencial e à distância.

Metodologicamente, as temáticas tratadas no Programa foram identificadas a partir dos resultados de diagnósticos de necessidades formativas realizados por docentes e diretores/as de escolas públicas e pela diretoria do Sindicato de Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais – SINDUTE - Uberlândia - MG. Esse diagnóstico foi realizado por meio da escuta dos/as educadores/as da rede pública envolvidos no processo.
O programa é desenvolvido por meio de ações presenciais e virtuais, a partir dos seguintes eixos temáticos, articulados entre si:

EIXO 1 – LINGUAGENS E CULTURAS
CURSO 1- DANÇA
CURSO 2 - HISTÓRIA
CURSO 3 - LÍNGUA PORTUGUESA/ LITERATURA
CURSO 4 – PEDAGOGOS
CURSO 5 - LITERATURA ANOS INICIAIS
CURSO 6 – ENSINO DE ARTES:  LINGUAGENS, CULTURAS E  INTERDISCIPLINARIDADE

EIXO 2 – LINGUAGENS E CULTURAS
NÍVEL I= INICIANTE
NÍVEL II = AVANÇADO

EIXO 3 – MEIO AMBIENTE E SAÚDE
NÍVEL I= INICIANTES
NÍVEL II= CONTINUANTE

EIXO 4 – DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO
CURSO 1 – MIDIAS E MATEMÁTICA DO 6º AO 9º ANO
CURSO 2 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CURSO 3 - GESTÃO ESCOLAR
CURSO 4 – FERRAMENTAS DIGITAIS

O Programa atenderá aos princípios constitucionais da educação, contribuindo para garantir o acesso aos níveis mais elevados do ensino e da pesquisa, cumprindo, ainda, os preceitos da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9394/1996).

Coordenação Geral: Sônia Maria dos Santos;Maria Adelina Cantalogo Silva
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/Divisão de Educação Básica

Programa Formação Continuada para Docentes – Ensino Básico – Eixo 1, 2 e 3 - Ano 2009 (Reg.SIEX:8151) Formação dos Profissionais em exercício na Rede Pública de Ensino, debater e buscar formas reais de melhorar a Qualidade do Ensino Público, propondo atividades de extensão e pesquisa, na perspectiva da Formação dos Profissionais que atuam na Educação Básica Pública.
Coordenação Geral:Sônia Maria dos Santos;Maria Adelina Cantalogo Silva

Dirigentes e Professores de Instituições de Ensino Fundamental e Médio, Alfabetizadores
Educação, Tecnologia, Trabalho
Dir. de Extensão