Skip to main content

Programa de Formação Continuada em Educação, Saúde e Cultura Populares

O Programa de Formação Continuada em Educação, Saúde e Cultura Populares, engloba  mais de 20 projetos e oferece um conjunto de ações educacionais e culturais, tendo como fundamento os princípios da transdisciplinaridade, da participação democrática, do respeito à pluralidade cultural e étnica, da igualdade de oportunidades, no sentido da inclusão social.

 

Projeto InterAÇÃO  Construindo Identidades (Reg.SIEX 7567) - Orientar a comunidade LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais de Ituiutaba, de forma interdisciplinar nos aspectos sociais, econômicos, identitários, culturais, jurídicos,e da área da saúde e traçar um perfil da mesma, a partir dos participantes da parada do Orgulho LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais
Coordenação Geral: Neusa Elisa Carignato Sposito
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto entre na roda CAIC e Sconomia Solidária: Empregabilidade para pais e Responsáveis por Alunos Participantes (Reg.SIEX:8307) - Desenvolver um trabalho junto aos pais, irmãos maiores de idade de alunos que participam do Projeto Entre na roda – CAIC, procurando formas de acumular conhecimento sobre a temática da Economia Solidária e turismo, contribuindo primeiramente para aprimoramento e geração de renda dos moradores do Bairro Novo Tempo II, como conseqüência contribuindo para o fortalecimento da relação família x escola e da comunidade acadêmica.
Coordenação Geral: Peterson Elizandro Gandolfi
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto do Workshop: Formação Continuada do Plano Diretor da Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde - MG (Reg.SIEX:7987)Capacitar os profissionais de saúde com as tecnologias da gestão da clínica para o fortalecimento da atenção primária.
Coordenação Geral: Paulo Sérgio de Freitas
Unidade Proponente:FACULDADE DE MEDICINA

 

Projeto Movimentos Populares: educação popular, formação política e controle social em saúde Reg.SIEX:7904- Este projeto tem como objetivo o fortalecimento da participação dos usuários no controle social em saúde, a partir do empoderamento dos mesmos, através do conhecimento e manejo da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde.
Coordenação Geral:Flavia do Bonsucesso Teixeira; Leila Bittar Moukachar Ramos
Unidade Proponente:FACULDADE DE MEDICINA

 

Projeto Informática como meio de Inclusão Social (Reg.SIEX:7704)- Este projeto tem como objetivo principal contribuir para inserir pessoas de baixa renda no mercado de trabalho ou promover a geração de renda, estimulando a abertura do próprio negócio.
Coordenação Geral: Roneide Maria Gonçalves
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto Lugares de Esperança: a relação entre aspectos sociais e planejamento econômico (Reg.SIEX:7669) - Construir o espaço (Centro Cultural Círculos de Autorias) de escritas novas de vida através de produções culturais. Tendo por base a realidade de vida da comunidade local, colocando-os como autores, protagonistas e produtores do trabalho realizado.
Coordenação Geral:Paulo Sérgio Rais de Freitas
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/Divisão de Relações Comunitárias

 

Projeto Educadô e Griô: danças populares e educação (Reg.SIEX:7604) - Criar um grupo de estudos sobre educação popular por meio da dança denominado Grupo de Educadores Populares. Promover um conjunto de encontros para troca de experiências e formação interna do Grupo de Educadores Populares, e deste com outros grupos e projetos. Incluir de maneira qualificada os educadores populares do Grupo de Educadores Populares nos projetos Educadô e Griô: uma parceria (PEIC 2009) e Dança: corpo, cultura e arte, do Programa de Formação Continuada para Professores de Ensino Básico.
Coordenação Geral: Renata Bittencourt Meira
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Educação Ambiental: uma experiência com a Cooperativa de Recicladores de Uberlândia - CORU (Reg.SIEX:7598) - Capacitar os colaboradores das instituições parceiras da CORU envolvidos na separação dos materiais recicláveis oriundos do descarte gerados nas instituições.
Coordenação Geral: Marilia Gabriela de Oliveira
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto A Cultura e o Lúdico no processo de formação em contexto de educadores/as infantins: criando redes de conhecimento (Reg.SIEX: 7591) Criar um espaço que possibilite a troca de idéias entre a comunidade ESEBA e a comunidade em geral interessada nas temáticas propostas pelo Projeto. Realizar a criação de uma rede de conhecimentos e reflexões quanto à formação continuada de professores, possibilitando aos participantes repensarem suas práticas de ação no âmbito da cultura e do lúdico. Elaborar propostas de intervenção pedagógica fundamentadas nestas duas linguagens.
Coordenação Geral: Analucia de Morais Vieira; Nubia Silvia Guimaraes Paiva
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto TENDA DA SAÚDE – Cidadania e qualidade de vida nas comunidades de Uberlândia (Reg.SIEX:7586) - Desenvolver e criar ações de educação em saúde e educação ambiental que atendam as necessidades da população, visando à promoção da saúde, do bem estar e da qualidade de vida. As atividades do projeto devem ser transversal, integrada e intersetorial, envolvendo docente e estudantes de vários departamentos da universidade para atividades de extensão com as comunidades carentes. Promover uma cultura participativa favorecedora de ambientes saudáveis; Estimular as ações intersetoriais, buscando parcerias que propiciem o desenvolvimento integral das ações de Promoção da Saúde.
Coordenação Geral: Samuel do Carmo Lima
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto (Re) Construindo identidades II: na hora do jogo (Reg.SIEX:7585) - Trabalhar a formação dos atuais e futuros docentes numa perspectiva de construção e desenvolvimento da consciência étnico/racial, tendo em vista a ruptura com as práticas racistas no universo escolar, particularmente, a discriminação racial praticada em relação aos alunos negros e afro-descendentes no contexto social.
Coordenação Geral: Cristina Mary Ribeiro Perón
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Fala Garot@! Uma nova forma de se pensar a Juventude na perspectiva da Educação Popular (Reg.SIEX: 7583) - Ampliar a participação dos jovens em projetos e eventos ligados a Educação, Saúde e Cultura Populares numa perspectiva cidadã. Promover a interface entre alunos da universidade e jovens ligados aos movimentos sociais e a comunidade, com objetivo de produzir novos conhecimentos e troca de experiências. Fomentar a inclusão da extensão na grade curricular. Formar um futuro cidadão sensível as necessidades sociais não voltado somente ao mercado de trabalho.
Coordenação Geral: Arlindo José de Souza Junior
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Cultura Popular & Cidadania: O Transporte Público em Cordel (Reg.SIEX:7576) - Tem como objetivo primordial, utilizando a Literatura de Cordel, construir o perfil da prestação de serviço público na área do transporte coletivo do município de Uberlândia, sob a ótica do usuário para fazer o “anúncio-denúncia” do serviço oferecido e usufruído. Assim, serão divulgadas as suas positividades e negatividades ressaltando os problemas enfrentados pelos usuários procurando-se analisá-los e buscar alternativvas para solucioná-los. Isso favorecerá aos cidadãos viver com dignidade, direito proclamado na Constituição Federal de nosso país. É nosso objetivo também, promover a socialização da Literatura de Cordel entre os alunos de escolas estaduais e municipais e capacitá-los para o uso dessa arte-cultura nordestina popular, como prazer e criação e como instrumento de enfrentamento de problemas do cotidiano, visando despertá-los criticamente para adoção de postura de cobrança de seus direitos assegurados, quando se fizer necessário, tanto no universo da vida coletiva quanto no aspecto individual, em qualquer área de seu existir (na escola, no trabalho, na família etc). Eis aqui o cunho político do ato educativo que tanto falava nosso mestre Paulo Freire. Nesse sentido, ele dizia: “como não é possível separar política de educação, o ato político é pedagógico e o pedagógico é político”... (FREIRE, 2000; 127). Pretendemos, ainda, organizar/produzir um livreto de Cordel a partir de todo esse trabalho para divulgar/socializar a cultura popular nordestina sendo utilizada em outra região, em outro contexto como forma de propiciar, entre outras coisas, a criação do belo, do poético, do romântico, do alegre e, com o mesmo propósito de servir também como meio de contribuir para a melhoria das condições de vida da população.
Coordenação Geral: Edna Mariana Machado
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto InterAGIR: Uma perspectiva além das cores, idades e identidades (Reg.SIEX:7556) - Visa orientar a comunidade LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais de Uberlândia, de forma interdisciplinar nos aspectos sociais, econômicos, identitários, culturais, jurídicos,e da área da saúde e traçar um perfil da mesma, a partir dos participantes da parada do Orgulho LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais.
Coordenação Geral: Maria Terezinha Tavares
Unidade Proponente:FACULDADE DE DIREITO

 

Projeto Revitalização da Língua e de Práticas Culturais Tradicionais Sateré-Mawé (Reg.SIEX: 6662; 6665,7376) - Visa a melhoria da dignidade e da auto-estima dos Sateré-Mawé através do resgate de saberes e valores tradicionais já em processo de esquecimento e do respeito a uma educação diferenciada efetiva, isto é, vivenciada no dia a dia.
Coordenação Geral: Dulce do Carmo Franceschini
Unidade Proponente:INSTITUTO DE LETRAS E LINGÜÍSTICA

 

Projeto Línguagem Cultural Corpo: Uma  Proposta de Intervenção Sócio-Educativa no Bairro Zaire Rezende (Reg.SIEX:7229) - Visa promover intercâmbio do conhecimento adquirido na academia com a comunidade, prioritariamente com as crianças e adolescentes. Além disso pretende-se estimular , de forma mais intensa, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Coordenação Geral: Lucimar Divina Alvarenga Prata
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Ambiente e Arte (Reg.SIEX:7579) - Propõe Estudar e ações educativas que contemplem a aquisição de instrumentos teóricos para conceituação e avaliação do meio ambiente, além de gerar relações sociais de solidariedade promover justiça sócio-ambiental e inclusão socialIntegração de grupos sociais e indivíduos à prática da cidadania.
Coordenação Geral: Vania Aparecida Martins Bernardes
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/ DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto do Programa de Formação Continuada em Educação Saúde e Cultura Populares 2009  (Reg.SIEX:7577) - Tem como finalidade contribuir para o aperfeiçoamento de profissionais e participantes das áreas da educação, saúde e culturas populares, propiciando espaços para a problematização e a construção de novos saberes, bem como ampliando criticamente análises de suas práticas e investigações culturais, político-pedagógicas e sociais.
Coordenação Geral: Edna Mariana Machado;Cristina Mary Ribeiro Perón
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/ DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Conhecer para (trans)formar: educando pelos pares (Reg. SIEX:7581) - Visa promover situações de aprendizagem em que as travestis sejam compreendidas como sujeitos da construção e da reconstrução do cuidado em saúde, para que possam ampliar o controle sobre suas vidas através da participação em grupos e da capacidade para decidir e agir, visando transformações da realidade social e política. Deste modo, através da aprendizagem, torna-se possível o fortalecimento do indivíduo-comunidade, enfim, o empoderamento desse grupo.
Coordenação Geral: Emerson Fernando Rasera
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/ DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Dialogando com o Congado do Marinheiro de São Benedito de Uberlândia: Entre o Saber e o Fazer Cultura (Reg. SIEX:8343) -  Visa o fortalecimento do Congado do Marinheiro de São Benedito de Uberlândia rumo à implementação do disposto da Lei Federal nº 10.639/2003.
Coordenação Geral: Cristina Mary Ribeiro Perón
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Fábula Legal (Reg.SIEX:7603) - Levar o Direito principalmente à população infantil, para que desenvolvam senso crítico de maneira a se tornarem cidadãos mais conscientes, com intuito de que promovam modificações significativas em sua comunidade, desenvolvendo, assim, o respeito entre eles e diminuindo os conflitos sociais, bem como propiciar ao aluno do Curso de Direito a busca por alternativas extra-jurídicas e não conflituosas para a prevenir e solucionar os possíveis problemas judiciais.
Coordenação Geral: Neiva Flávia de Oliveira 
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/ DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Raizes de um povo (Reg.SIEX:8189) - O objetivo principal deste projeto é dividir toda a riqueza cultural que a comunidade do Congo Libertação recriou a partir do culto aos ancestrais, sua criatividade, contemporaneidade e tradição que não apenas reforça sua identidade, mas recupera em nós a crença no direito de cada um professar sua fé e exercer sua cidadania que se concretiza em seus fazeres.
Coordenação Geral: Cairo Mohamad Ibrahim Katrib
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Resgate  histórico do Congado do Sainha: Um debate em tela (Reg.SIEX:8337) - Proporcionar informações e orientações teóricas e práticas capazes de colaborar com os componentes do Congo de Sainha, sobre Educação, História e Cultura Afro-Brasileira.
Coordenação Geral: Cristina Mary Ribeiro Perón
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Agentes Ambientais e Inclusão Social – II (Reg. SIEX:8303) - Visa aprofundar os conceitos importantes para auxiliar os cooperados em busca de sua emancipação e autonomia, por meio de Formação Continuada. Além de buscar oferecer fundamentos teóricos e práticos para o beneficiamento artesanal dos materiais recicláveis para geração de renda dos cooperativados.
Coordenação Geral:
Unidade Proponente:
FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto O Poeta e o Historiador: a Folia de Reis na comunidade de Cruzeiro dos Peixotos. Teatro, memória e criação coletiva (Reg. SIEX:8320)  - Incluir a comunidade de Cruzeiro do Peixotos através da interface entre a História e o Teatro na (re)construção histórica e artística de uma leitura da anunciação, nascimento do Cristo e visitação dos Três Reis Magos, tendo a interpretação do folião de reis como ponto de partida para tal (re)construção. Exercício este, que objetiva unir estes diversos sujeitos seu imaginário, crenças e costumes, dotando de sentido uma tradição que se renova através dos tempos e permanece viva na comunidade.
Coordenação Geral: Mara Regina do Nascimento
Unidade Proponente:INSTITUTO DE HISTÓRIA

 

Programa de Formação Continuada em Educação, Saúde e Cultura Populares (Uberlândia) (Reg.SIEX:8325) Visa propiciar a troca de saberes entre educadores/as, lideranças e agentes comunitários vinculados aos diversos movimentos populares que lutam por uma sociedade inclusiva.
Coordenação Geral: Edna Mariana Machado; Cristina Mary Ribeiro Perón
Unidade Proponente:PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Indígenas Lecionando (Reg. SIEX:8322) Visa promover ações educativas multiculturais de troca de conhecimentos entre indígenas e escolas públicas do ensino fundamental e médio, respeitando na integridade as identidades culturais de cada grupo étinico e sua relação com o meio em que vive, através da promoção e difusão, da valorização e inserção das culturas indígenas de grupos não aldeados nos modos diários da comunidade em geral.
Coordenação Geral: Luiz Carlos Leite
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto Educar na Diversidade: da Homofobia à Educação Popular (Reg. SIEX:8276) - Visa  sensibilizar os profissionais de educação sobre a importância das discussões acerca das diversas formas de expressão da sexualidade.
Coordenação Geral: Maria Terezinha Tavares
Unidade Proponente: FACULDADE DE DIREITO

 

Projeto (Re) Conhecendo o Parque Estadual do Pau Furado (Reg.SIEX:8494) - Visa realizar atividades de educação ambiental popular na perspectiva da inclusão socioambiental dos moradores do entorno do parque estadual do Pau Furado.
Coordenação Geral: Élisson Cesar Prieto
Unidade Proponente: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS/DIVISÃO DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

 

Projeto MOSTRA MALBA TAHAN: IMAGINÁRIO E MATEMÁTICA (Reg. SIEX:7867) -  Propõe apresentar resultados de uma pesquisa, realizada em 1998, após promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN) n. 9.394/97, com a consulta ao acervo do IMT — Instituto Malba Tahan e o estudo histórico/mitocrítico realizado sobre o discurso pedagógico de Tahan presente nas obras O homem que calculava, Didática da Matemática e na Revista Al-Karismi, culminando na idealização, organização e concretização da Mostra Malba Tahan: imaginário e Matemática. Assim, poderemos articular a teoria e a prática com o corpo docente, discente e a comunidade da escola envolvida.
Coordenação Geral: Cristiane Coppe de Oliveira
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto Adolescer com segurança, saúde e prazer... (Reg. SIEX:7508) Tem como eixo central disponibilizar à criança e ao adolescente em alto risco social, atividades sadias que visem ao desenvolvimento intelectual e físico com inclusão social e em horários extra classe, bem como proporcionar o resgate da cidadania, valores éticos, morais e da religião.
Coordenação Geral: Evaneide Alves Carneiro
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto Agentes ambientais e inclusão social (Reg. SIEX:7821)  Criar e implementar um Projeto de Formação Continuada Permanente para os cooperados da Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba, já que é alta a rotatividade dos trabalhadores neste setor. Sempre observando a necessidade do crescimento em grupo e individual, ou seja, a autonomia e o senso crítico coerente e consciente, da necessidade do uso dos EPIs às questões de direito de cidadania.
Coordenação Geral: Cássia Maria Oliveira Bisinoto
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto Griôs – literatura e cultura afro-brasileira (Reg. SIEX:7862) - Implementar a Lei 10.639/03, contribuindo para a formação de agentes culturais por meio da oficina de contação de histórias africanas, enquanto importante dimensão para a apreensão de seu contexto sócio-hitórico-cultural das africanidades.
Coordenação Geral: Mical de Melo Marcelino Magalhães
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto Ampliação do Artesanato das Mulheres da Comunidade do Temeroso (Reg. SIEX:7897) - Contribuir para o desenvolvimento da Comunidade do Temeroso através do artesanato local.
Coordenação Geral: Peterson Elizandro Gandolfi
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto Formação do Cuidador da Pessoa Portadora de Câncer (Reg. SIEX:7880) - Instrumentalizar cerca de 100 cuidadores de Pessoa Portadora de Câncer no município, com apoio da comunidade acadêmica através de orientações e serviços de caráter de ação continuada, na perspectiva de garantia de acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social, por meio de visitas às famílias e participação no Ciclo de Debates.
Coordenação Geral: Sauloeber Tarsio de Souza
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto Pré Vestibular Para Jovens Carentes de Ituiutaba (Reg. SIEX:7909) -  Constribuir para que jovens carentes tenha a oportunidade de se prepararem para o vestibular.
Coordenação Geral: Adriano Rodrigues De Souza De La Fuente
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

Projeto Oficina de Brinquedos - Ocupação, renda e ajuste social de jovens na cidade de Gurinhatã (Reg. SIEX:7884) - Continuar as atividades de aperfeiçoamento dos jovens, possibilitado até aqui pelo aporte conseguido por outras fontes de recursos, bem como divulgar os produtos da Oficina de Brinquedos
Coordenação Geral: Sany Karla Machado
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

 

SITIUFU: UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: desenvolvimento participativo e melhoria das condições sócio-ambientais Sitio DAbadia (Reg.SIEX:7196) Realizar parcerias e ações solidárias visando o desenvolvimento integral e a participação de forma ativa da população na troca de experiências e saberes no que tange as desigualdades de oportunidade e na superação de condições sócio ambientais precárias. Dar continuidade do compromisso desta Universidade com as operações do Projeto Rondon. através das ações transdisciplinares os alunos terão oportunidade de envolvimento mais aprofundado quanto às realidades do municipio de Sitio DAbadia.
Coordenação Geral: Luiz Gonzaga Falcao Vasconcelos
Unidade Proponente:INSTITUTO DE GEOGRAFIA

 

Projeto Linguagem, cultura, corpo e cidadania: uma proposta de intervenção sócioeducativa no Bairro Zaire Rezende Reg.(SIEX:7502) Nosso projeto contempla dois objetivos gerais. Um está relacionado a formação dos estudantes universitários participantes do projeto e outro associado a  Promover o intercâmbio do interação da universidade com a comunidade:  conhecimento da Academia com a comunidade do bairro Zaire Rezende, de modo a contribuir com a formação teórico-prática dos acadêmicos envolvidos no projeto crítica, pelo viés da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão;  Aproximar as crianças e adolescentes do Bairro Zaire Rezende dos conhecimentos e vivências tanto da Academia quanto da Cultura Popular (cultura corporal e cultura afro-descendente, dentre outros), priorizando debates e discussões que levem a construção do pensamento crítico e autonomia dos sujeitos, na perspectiva de levar as crianças a construir a sua identidade, assumindo-se como sujeitos históricos e responsáveis pela transformação e construção permanente do desenvolvimento de sua comunidade.
Coordenação Geral: Aldo Duran Gil
Unidade Proponente:FACULDADE DE ARTES, FILOSOFIA  E CIÊNCIAS SOCIAIS

 

A climatologia vai às escolas (Reg.SIEX:7429) Diante das dificuldades encontradas pelos professores de geografia, muitos deles ainda leigos, em ministrarem os conceitos de climatologia geográfica para as séries iniciais, objetivam-se com este projeto auxiliar o aprendizado do tempo e do clima, com aulas teóricas e práticas para os professores e alunos de quintas e sextas séries (ensino fundamental e médio), através de aula de campo ministradas na Estação Meteorológica de propriedade do 5º DISME/INMET, instalada na cidade de Ituiutaba, MG.
Coordenação Geral: Romario Rosa de Sousa
Unidade Proponente: FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

População de Uberlândia e região
Saúde, Cultura, Educação
Dir. de Extensão