Musicando a extensão na interação Proexc UFU com os vários setores da sociedade

10/07/2017 - 11:34 - atualizado em 10/07/2017 - 11:42

Pausas em silêncios que se torna temporal sons que transbordam melodia, harmonia e ritmo. É essa a música que combina ao ouvido escutar.

Entre solvejos, timbre e partituras, nasce um Tributo, na expressão máxima da importância de um projeto de extensão, colocando a UFU em todos os lugares com a Proexc. Um imaginário no palco da música que embala a vida, caminho que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura sempre apoia através de inciativas iguais a do “Tributo a Schubbert e Mendelsshon”.

Dois concertos ganham vida através da Extensão com o apoio da Proexc. Dia 11 de julho no campus Santa Mônica, na Sala Camargo Guarnieri; e dia 12 de julho no campus Patos de Minas, no Conservatório Municipal Galdina Rodrigues. Sob a coordenação e orientação da Professora Dra Viviane Taliberti.

Os músicos convidados, alunos da Faculdade de Música da Universidade Federal de Uberlândia, são: Paula Fernandes, ao piano; Jael Valeriano, ao piano; Ariel Mendes, ao piano; Francielle Barros, soprano; Gabriel Gonçalves, violoncelo; e Grazielle Almeida, ao piano.

Sobre os homenageados: Franz Schbbert e Felix Mendelsshon

A obra de Franz Schubbert para muitos, marca a passagem do estilo clássico para o romântico. Em quase todas as descrições de seu trabalho, seu estilo é considerado imaginativo, lírico e melódico. O que o torna um dos maiores compositores do século XIX.

Morreu no dia 19 de Novembro de 1828, na casa do seu irmão Ferdinand, em Viena, com 31 anos de idade. A sua sepultura jaz no cemitério de Währinger, perto da de Ludwig Van Beethoven, compositor que Schubbert venerou em vida.

Parafrasenado Franz Liszt, que disse sobre Schubbert: "le musicien le plus poète qui fut jamais." - "o músico mais poeta que já existiu".

Mendelssohn era considerado uma criança prodígio. Escreveu e publicou o seu primeiro trabalho, um quarteto com piano, aos treze anos. Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy conhecido como Felix Mendelssohon, nasceu em Hamburgo, a 3 de fevereiro de 1809 — e morreu em Leipzig, no dia 4 de novembro de 1847. Foi um compositorpianista e maestro alemão do início do período romântico. Algumas das suas mais conhecidas obras são a suíte Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa marcha nupcial), dois concertos para piano, o concerto para violino, cerca de 100 Lieder, e os oratórios São Paulo e Elijah entre outros.

Fonte: Observatório Extensão e Cultura (ObEXC/Proexc/UFU)