Informações e Registro de Ações de Extensão e Cultura

04/08/2016 - 20:48 - atualizado em 29/11/2023 - 11:54
Imagem de Destaque:
Público-alvo:
Estudante, Professor, Técnico Administrativo, Coordenação de Curso, Unidade Acadêmica, Comunidade Externa
Assunto:
Ações de cultura / Ações de extensão / Atendimentos / Certificados / Editais / Formulários / Registro de Ações -SIEX

O Sistema de Informação de Extensão - SIEX gerencia o fluxo de informações da extensão na UFU, por meio dos registros contínuos das ações extensionistas realizadas pelas Unidades Acadêmicas e Especiais de Ensino, Hospitais, Núcleos, Museus, como também das unidades administrativas da UFU, no intuito de subsidiarem instrumentos reguladores de dados, de forma organizada para divulgação dos resultados em estatísticas institucionais como também na socialização à comunidade externa, por meio da Memória Extensionista, registrar e emitir os certificados de extensão e cultura.

Assista ao vídeo e institucional SIEX e conheça mais sobre o sistema!

Para o acesso público das ações de extensão e cultura cadastradas no SIEX, clique aqui

Requisitos

Docentes e Técnicos Administrativos podem registrar ações desenvolvidas no âmbito da UFU, sob sua coordenação, para efeitos de contabilização de carga-horária, progressão e certificação dessas ações.
As ações devem atender à legislação vigente, tendo indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mantendo o caráter extensionista de intervenção social, contemplando a interação dialógica entre universidade e comunidade externa, sempre respeitando o saber popular.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura disponibiliza aos proponentes de atividades de extensão e cultura os modelos de formulários para fins de autorização para a execução das atividades, conforme link: http://www.proexc.ufu.br/central-de-conteudos/documentos/2018/08/formularios-de-autorizacao-para-acoes-extensionistas.

A partir de Procedimento Operacional Padrão (POP CEXT - 001) emitido pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HC-UFU/Ebserh), os proponentes de atividades de extensão a serem desenvolvidas nos espaços do HC-UFU deverão seguir os procedimentos conforme disposto no link: http://www.proexc.ufu.br/central-de-conteudos/documentos/2022/09/solicitacao-de-autorizacao-de-acao-de-extensao-no-hc-ufu.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo telefone: (34) 3218-2072 ou pelo e-mail: cext.hc-ufu@ebserh.gov.br.

Orientações

Para efetuar o cadastro, o usuário deverá clicar no botão CADASTRO na tela de abertura do sistema (www.siex.proexc.ufu.br).  Em seguida, preencher os campos informando o número do SIAPE, CPF e e-mail (pessoal, exemplo: fulano@ufu.br) e clicar em Prosseguir. Logo, será enviado um e-mail contendo um link para efetivar o cadastro.

Atenção! Devido a política de autenticação dos sistemas da UFU pelo login único, o SIEX é acessado exclusivamente com autenticação pelo usuário IDUFU ou Gov.br, independentemente do e-mail utilizado para cadastro.

Para efetuar login no SIEX, o usuário deverá acessar a página inicial do sistema (www.siex.proexc.ufu.br) e informar seu acesso IDUFU ou Gov.br.

Ao efetuar o login, o usuário visualizará a tela inicial da parte operacional do SIEX. Na parte esquerda da tela, existe um menu contendo todas as funcionalidades disponíveis para o usuário.

No menu, escolha a opção Atividades de Extensão > Cadastro e selecione uma das opções de tipo de ação.

O cadastro será realizado através de multiabas. A sessão de cadastro não expira, o que garante que o usuário não perderá as informações contidas na página por problemas de finalização de conexão por parte do sistema (A PROEXC não se responsabiliza por quedas de energia, instabilidades de rede ou problemas no navegador).
Após concluído todo o cadastro da ação, o usuário solicitará deferimento por meio do botão “Solicitar Deferimento” presente na última aba.

A partir deste momento, a ação passará por uma tramitação on-line que consiste em ser deferida pela Coordenação de Extensão e receber Parecer da PROEXC.

Cadastro da Atividade -> Deferimento pela COEXT -> Parecer PROEXC (Somente para ações do tipo: Programa e Projeto com ou sem fomento; Curso/Oficina, Evento e Prestação de serviço com fomento) -> FIM

O usuário receberá pelo e-mail cadastrado no início uma notificação a respeito das atualizações de tramitação de sua ação. Para acompanhar o status, basta acessar a tela Atividades de Extensão > Minhas Atividades Completas, na coluna Status.

Para alterar o e-mail de notificação, abra o login SIEX e selecione Gerenciamento > Meus dados > Alterar e-mail de notificação.

ATENÇÃO COORDENADORES/AS DE EXTENSÃO!

ACESSE TODO O MATERIAL DO CURSO "FORMAÇÃO PARA AS COORDENAÇÕES DE EXTENSÃO DA UFU"