Curso de Contagem de Carboidratos será oferecido na UFU à profissionais e estudantes da área da saúde

26/10/2017 - 17:06 - atualizado em 30/10/2017 - 16:00

Acontecerá no dia 18 de novembro, o Curso de Contagem de Carboidratos para Profissionais e Estudantes da Área de Saúde. O evento é teórico-prático e tem carga horária total de 8 horas (das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas). Profissionais e graduandos da área da saúde, especialmente nutricionistas, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, podem participar. As inscrições serão feitas de 06 a 10 de novembro, no bloco 2 do Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Segundo uma das coordenadoras do evento, Ana Paula Coelho Balbi, o objetivo principal do curso é “capacitar e atualizar profissionais de saúde a respeito da estratégia nutricional de contagem de carboidratos, que é pouco conhecida, e raramente explorada nos cursos de graduação (especialmente nutrição e medicina), porém muito útil para pacientes diabéticos de qualquer tipo”. Ela explica que a proposta é melhorar o controle glicêmico, para assim, permitir o uso mais variado de alimentos que já fazem parte do consumo diário da comunidade e também conscientizar os pacientes a respeito dos benefícios de uma alimentação saudável e dos impactos no organismo.

O curso, de caráter extensionista, foi aprovado dentro de edital promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFU. A Proexc apoia o evento e trabalha de maneira conjunta com a organização.

Em entrevista, Ana Paula elucida que quanto maior o número de profissionais que souberem utilizar a contagem de carboidratos, maior será o número de pacientes diabéticos beneficiados. O curso abordará um melhor controle da glicemia, que, consequentemente reduz o número de complicações crônicas, gerando menor necessidade de internações, medicações e procedimentos cirúrgicos ou clínicos para o tratamento das mesmas. “Acredito que esta seja uma oportunidade importante para os interessados acessarem informações que nem sempre são veiculadas, de forma detalhada, nos cursos de graduação”, diz.

Ana Paula Coelho Balbi é graduada em Ciências Biológicas – modalidade médica, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Botucatu e possui mestrado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP. Atualmente é professora associada de Fisiologia do Departamento de Fisiologia (DEFIS) e está credenciada como professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia - ICBIM/UFU.