Proexc Rede UFU promove ciclo de seminários

08/11/2017 - 17:32 - atualizado em 13/11/2017 - 15:35

Acontece nos dias 09, 16, 23 e 30 de novembro e 07 de dezembro, o ciclo de “Seminários Integrados de EJA”, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento é promovido pela Rede UFU de Formação de Professores, órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), com apoio da Escola Técnica de Saúde (Estes), a Faculdade de Educação (Faced) e o Núcleo de Educação Infantil, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e Práticas Educativas (Neiape).

A coordenadora do projeto, professora Sônia Maria dos Santos explica que a ideia do projeto surgiu após a participação no Fórum de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Triângulo Mineiro e no Fórum de EJA de Minas Gerais. Hoje o Seminário faz parte da disciplina obrigatória de EJA do curso de Pedagogia da UFU e conta com a presença de professores que ministram a disciplina na rede municipal e estadual. Sônia explica que como o evento acontece de forma intervalada, propicia aos alunos tempo para planejar e construir de diversas formas, o modo de trabalhar com adultos em fase de formação.

Segundo a coordenadora do EJA, o objetivo é proporcionar aos alunos da UFU, o contato com profissionais experientes da área de EJA, para que possa haver uma troca de conhecimento entre os mesmos. O evento busca valorizar as diferentes linguagens e possibilidades de conhecer como as intervenções pedagógicas são realizadas no cotidiano escolar da EJA. As inscrições não têm custo e podem ser feitas clicando aqui.

Os Seminários acontecem há alguns anos, mas como tratam de temas diferentes, não foram numerados e sim chamado de “integrados”. É um espaço para devolver o conhecimento produzido na universidade, para a comunidade.  “A Proexc tem um papel importantíssimo, que não é só o de fornecer certificado, ela articula todos os parceiros envolvidos na ação”, finaliza Sônia.

Programação:

09/11, das 20h às 22:30, anfiteatro 5OA – Metodologias Inovadoras na EJA