Fundação Getúlio Vargas premia ação quilombola do Cieps campus Patos de Minas

21/11/2017 - 09:47 - atualizado em 28/11/2017 - 16:01

No dia 10 desse mês, a união da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Associação dos Remanescentes do Quilombo de Teodoro, Oliveira e Ventura (ARQTOV) rendeu frutos. Em evento que aconteceu na Escola de Administração da FGV em São Paulo, o projeto “A Mulher Negra Como Protetora da Identidade Quilombola” ganhou o prêmio de melhor projeto de conexão local do ano na instituição.

O projeto é uma parceria entre a UFU campus Patos de Minas, com a FGV São Paulo e a Associação quilombola. Segundo Peterson Gandolfi, coordenador do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) em Patos de Minas (MG) e responsável pelo apoio e implementação do trabalho no âmbito da UFU, o reconhecimento da ação dá visibilidade e fortalece o trabalho e a parceria da UFU com os grupos Quilombolas da região do Alto Paranaíba. “Estamos muito honrados e felizes por conseguir cumprir a nossa missão de desenvolvimento e transformação da comunidade por meio da pesquisa e extensão”, afirma.

Gandolfi explica que o Cieps, é um laboratório que serve como plataforma de projetos de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e de diálogo com ações de pesquisa e ensino. “O que estamos fazendo é, com o apoio da Proexc, implementando a interdisciplinaridade a partir da extensão. O prêmio conquistado está associado a uma atividade desenvolvida pelo Centro”, finaliza.

A equipe de pesquisa é composta por estudantes de graduação em Administração Pública, Aline Fernandes e Marcela Garcia, com supervisão da doutoranda Aline Barbosa, todas da FGV/SP e apoio e prática do professor Gandolfi. O objetivo do estudo era compreender as diferentes formas pelas quais a mulher negra resguarda a identidade quilombola. Para isso, o grupo realizou um estudo in loco, no município de Patos de Minas, através de entrevistas com treze mulheres inseridas dentro do movimento indenitário quilombola da cidade. Outro processo efetivado, foi o de análise documental, levantamento bibliográfico e observação direta e participante. “Visitamos espaços de manifestação cultural, como terreiro de umbanda, o treino de capoeira e outros”, conta Aline.