Proexc na Olimpíada Universitária da UFU

06/12/2017 - 15:59 - atualizado em 16/03/2018 - 15:17
Proexc na Olimpíada Universitária da UFU

O segundo semestre letivo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é agitado e sempre muito aguardado pelos discentes. Durante um mês - 10 de novembro a 10 de dezembro esse ano - acontece a Olimpíada Universitária da instituição, que reúne mais de 2.300 atletas das 23 associações atléticas acadêmicas participantes. A competição abrange seis modalidades coletivas (basquete, futebol de campo, futsal, handebol, peteca e vôlei) e sete individuais (atletismo, judô, natação, tênis de campo, tênis de mesa, xadrez e esporte eletrônico).

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) marcou presença no evento em duas modalidades, atletismo e natação, por meio da sua bolsista, a estagiária em Jornalismo, Bárbara Santa Olalia Fernandes. A estudante pratica esporte desde criança e conta que depois que entrou na Universidade o amor por ele só cresceu. “O esporte universitário tem muito o que melhorar no Brasil ainda, mas na UFU encontrei uma estrutura e um incentivo que não imaginava ter”, afirma ela.

Bárbara (de boné roxo) durante a prova dos 5km feminino. Foto: Thiago Crepaldi para o Arquibancada UFU

No dia 25 de novembro Bárbara participou do atletismo, realizado no Sesi Gravatás. Competiu na prova de 5km e alcançou a 8ª colocação dentre as 14 competidoras. Na natação ficou em 6º lugar nos 200 metros livre feminino, 7º nos 50 metros peito feminino e 7º no revezamento 4x50 livre, junto com a equipe da sua atlética, a Humanas. “Conciliar estudos, estágio e treino não é fácil, mas o bom ambiente de trabalho no Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC) proporcionado pela Proexc não atrapalha em nada”, conta.

O coordenador do ObEXC José Amaral Neto acompanhou a preparação de Bárbara Fernandes: “Ela é pura inspiração. Entusiasta nas atividades da sua “Atlética” que nos contagia. É muito dedicada e comprometida com o trabalho que vem fazendo no Observatório de Extensão e Cultural da Proexc, onde desenvolvemos jornalismo institucional. Bárbara tem se revelado uma promissora jornalista em construção”, declarou.

O 1º lugar foi de Ariadenes de Souza Soares, da Educação Física, Sophia Cerceau Pinto Coelho da Medicina ficou em 2º lugar e Thalita Angélica Gomes Borges, do Direito em 3º. Foto: Thiago Crepaldi para o Arquibancada UFU

“Vi no estágio da Proexc uma oportunidade de estar em contato com a minha profissão escolhida para além das salas de aula. Pude colocar na prática toda teoria estudada e vivenciar no dia a dia o Jornalismo. A equipe ObEXC é receptiva e sempre pronta a ajudar.”, finaliza Bárbara.