Robótica e Ensino Básico: tudo a ver

14/02/2018 - 15:54 - atualizado em 19/02/2018 - 17:14

Com início previsto para a segunda quinzena de fevereiro e duração até o final de 2018, o projeto “Aprendendo Ciências Exatas no Ensino Básico Através da Robótica”, proposto pelo professor Josué Silva De Morais, é uma importante ação educacional vinculada ao Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade, o PEIC-2018. O Programa tem como finalidade estimular docentes e técnicos administrativos a desenvolverem propostas da extensão voltadas para promover a integração entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e sociedade, no intuito de contribuir para o desenvolvimento acadêmico do discente, ampliando a função social da universidade pública e gratuita e fortalecendo seu compromisso com o desenvolvimento social.

O Peic-2018, busca promover o interesse para a aprendizagem das disciplinas das ciências exatas, entre jovens do ensino fundamental, utilizando a robótica como um meio, envolvendo-a no desenvolvimento de práticas relacionadas com as disciplinas de matemática e ciências (física e química). Atualmente, fazem parte da equipe do projeto professores e alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFU e a ONG Onda Jovem. O responsável pela proposta, professor Morais, conta que o propósito é expandir, gradualmente, a participação para todos os alunos e professores das engenharias da UFU e áreas afins, além de envolver a Prefeitura de Uberlândia e a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o professor Josué, o projeto ainda é piloto, ou seja, está em fase inicial, mas que de acordo com seus resultados, a ideia é que ele abranja todas as escolas públicas de Ensino Médio de Uberlândia, num convenio entre a Pró-Reitoria da Extensão e Cultura (Proexc/UFU), o curso de Engenharia de Controle e Automação, a ONG Onda Jovem e a Prefeitura Municipal de Uberlândia (convênio este que já vem se alinhando desde o ano de 2017). Ele esclarece que nesse primeiro ano de projeto 120 famílias da cidade de Uberlândia serão envolvidas diretamente, mas que com o tempo, impactará aproximadamente 2.250 famílias.

O “Aprendendo Ciências Exatas no Ensino Básico Através da Robótica”, contempla a tríada alicerça a UFU – ensino, pesquisa, e extensão – uma vez que promove o diálogo entre o meio acadêmico com a sociedade, através da promoção do conhecimento à população local. Segundo o professor coordenador do projeto, até o momento 25 escolas públicas de Uberlândia demonstraram interesse em participar da ação. Morais também fala sobre as mudanças curriculares que estão para acontecer dentro da UFU e que, a partir delas, os alunos terão obrigatoriamente que cumprir uma carga horária da extensão para a conclusão do curso. “Ou seja, teremos muitos alunos necessitados de ligar-se a algum projeto e aproveitaremos este recurso humano para auxiliar no ensino das escolas públicas”, afirma.

O professor Morais explica que a parceria com a Proexc é indispensável para a concretização do projeto. Na visão dele, para essa fase inicial os recursos financeiros através do fomento da Pró-Reitoria da Extensão e Cultura, são de extrema importância, além de que a escola, na qual a ação será realizada de forma conjunta, se sente mais confortável com o envolvimento da UFU através da Proexc. “O comprometimento dos envolvidos se intensifica e os alunos bolsistas ficam motivados”, garante.

Josué Silva De Morais é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de mestre e doutor também em Engenharia Elétrica pela mesma universidade. Atualmente é professor do Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo e professor da UFU. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle avançado, pfc, automação, controle multivariável e veículo aéreo não tripulado.