Patologia Veterinária é tema de simpósio regional na UFU

I Simpósio de Patologia Veterinária do Triângulo Mineiro (I SIMPAVE)
19/02/2018 - 17:19 - atualizado em 01/03/2018 - 16:19
I Simpósio de Patologia Veterinária do Triângulo Mineiro (I SIMPAVE)

Acontecerá na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos dias 23, 24 e 25 de março, o I Simpósio de Patologia Veterinária do Triângulo Mineiro (I SIMPAVE). O evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação de Medicina Veterinária, além de médicos veterinários e profissionais ligados à área de Patologia Animal. A realização é da Faculdade de Medicina Veterinária (Famed/UFU), Hospital Veterinário da UFU, Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Fundação de Desenvolvimento Agropecuário (Fundap), e Fundação de Apoio Universitário (FAU).

A coordenadora da ação, professora Alessandra Aparecida Medeiros-Ronch, explica que o evento tem como objetivo proporcionar conhecimento na área de Medicina Veterinária, de modo a contribuir para a formação profissional de graduandos no curso, além de fornecer informações atualizadas sobre as principais doenças e enfermidades, importantes para a atualização dos profissionais já em atuação. Visa ainda promover o intercâmbio técnico e científico entre o público presente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além das demais regiões de Minas Gerais e de todo o Brasil. “Esperamos que o I SIMPAVE seja um evento que traga informações atuais e importantes para os profissionais da área”, afirma.

O evento foi idealizado a partir da criação do Grupo de Estudos em Patologia Veterinária (GEPAV), no qual os alunos membros notaram uma falta de eventos ligados à Patologia Animal (veterinária) na região do Triângulo Mineiro. “O interesse crescente dos alunos e a escassez de eventos que pudessem abordar mais profundamente assuntos da área motivaram a criação do evento”, comenta Ronch.  Segundo a coordenadora do evento, desde o início de suas atividades, o GEPAV foi registrado como ação de extensão na Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e teve o apoio da mesma. Da mesma maneira aconteceu com o I SIMPAVE. Ela esclarece que com o apoio da Proexc, além do suporte para toda execução do mesmo, mas, principalmente na divulgação do evento, mais pessoas poderão ser atingidas.

A cidade de Uberlândia abriga hoje 3 cursos de Medicina Veterinária, além do oferecido pela UFU. Com a realização do SIMPAVE – primeiro evento do gênero realizado na região – todos os estudantes do curso na cidade serão beneficiados com a oportunidade.  Por meio do evento, a UFU também é divulgada Brasil a fora. “Já notamos que temos dentre os participantes que se inscreveram no evento alunos e profissionais de várias regiões do Brasil. Eles terão a oportunidade de conhecerem nossa instituição de ensino”, finaliza a coordenadora do projeto.

Para 2018, o evento contará com a presença de palestrantes referência na área: Antônio Carlos Alessi, Cláudio Severo Lombardo de Barros, Evandro Zacché Pereira, Fabrízio Grandi, Geovanni Dantas Cassali, Juliana Werner, Márcio Botelho de Castro, Rafael Almeida Fighera. Segundo a coordenadora, para a próxima edição, o evento pretende contar também com publicação de Anais de resumos e exposição de trabalhos. As inscrições para esse ano podem ser feitas aqui. Até o momento, mais de 100 participantes já estão inscritos no evento. Mais informações: I SIMPAVE.

Alessandra Aparecida Medeiros-Ronch possui graduação em Medicina Veterinária pela (UFU), mestrado em Medicina Veterinária (Área de Patologia Animal) e doutorado em Medicina Veterinária (Área Medicina Veterinária Preventiva), ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Desde 2008 é docente da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU, sendo a responsável pela Disciplina de Patologia Animal Especial. Tem experiência nas áreas de Patologia Animal, Oncologia e Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em tumores de mama, marcadores moleculares, fatores prognósticos, sanidade animal, leishmaniose, imunohistoquímica, histologia.