Acompanhe como foi a abertura do Cecampe Sudeste 2ª edição

Cecampe Sudeste
15/04/2024 - 19:57 - atualizado em 15/04/2024 - 20:00

Evento lança oficialmente a segunda edição do Cecampe Sudeste UFU

O Centro Colaborador, com o apoio da Proexc/UFU, prepara gestores educacionais e comunidade escolar para a aplicação de recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola

Na última terça-feira, nove de abril, aconteceu o evento de abertura oficial da segunda edição do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Sudeste (Cecampe Sudeste UFU), que é vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O evento aconteceu no campus Santa Mônica, na cidade de Uberlândia, e contou com apresentações culturais locais e a presença de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC), em especial da Secretaria de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).

Durante a mesa de abertura, o Coordenador Institucional do Cecampe Sudeste UFU, Cairo Katrib, relembrou o sucesso da primeira edição do projeto: “A partir desses resultados, apresentamos um olhar mais sensível, atento e ressignificado no acolhimento aos gestores e às gestoras nas suas dúvidas e inquietações em relação ao desenvolvimento e implementação de políticas públicas como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”.

A mesa de abertura do evento, alinhada ao espírito de gestão democrática do Cecampe Sudeste UFU, contou com a presença de diversas representações, como da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seção Minas Gerais (Undime-MG), da União Nacional dos Conselhos  Escolares de Minas Gerais (Uncme-MG), da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia e de Patos de Minas, da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, do Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar  (Cecate), bem como da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), ambas do Ministério da Educação. Ainda se fizeram presentes representantes da Administração Superior da UFU e do Ministério Público Federal.

Para a Coordenadora-Geral de Monitoramento e Avaliação da Educação Básica da SEB/MEC, Janaína Ferreira, a parceria com a UFU é fundamental: “Quando eu vejo o envolvimento das universidades federais e da UFU, que é uma instituição reconhecida por sua excelência, eu penso que uma das grandes conquistas que a gente tem ao fazer essa colaboração é poder tirar o foco da avaliação do ponto de vista do controle e da prestação de contas, que é uma avaliação tão restrita, para uma avaliação que considera os contextos locais, que está atenta aos desafios que as escolas têm”.

No mesmo caminho, Raquel Pereira, que atua como Coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do FNDE, ressalta a importância das parcerias com as universidades: “O nosso universo de atendimento, hoje, são 138 mil escolas públicas, em mais de 5.570 municípios. Então, instituindo um centro colaborador por região administrativa, a gente consegue atender melhor o ente federado”.

O papel do Cecampe Sudeste UFU

Os Cecampes desempenham atividades de apoio técnico e diagnóstico com o objetivo de auxiliar estados, municípios e escolas na melhoria da implementação e desempenho do PDDE e suas ações integradas. Nesse sentido, Pereira destaca: “O Programa de Dinheiro Direto na Escola (PDDE) já é uma política instituída há 30 anos. É uma política que atinge o chão da escola, um recurso que vai diretamente para a escola, para que ela tenha autonomia e celeridade na administração desses recursos”.

Na segunda edição do Cecampe Sudeste UFU, o foco será na adesão, execução e prestação de contas das escolas públicas, incluindo as que atuam na educação do campo, quilombola e indígena. A partir de 2024, suas ações proporcionarão um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados no PDDE em relação às demandas de inclusão e diversidade, considerando o contexto específico dessas comunidades.

Ao ser questionada das motivações que levaram a esse recorte, a professora Luciane Dias, que está na Coordenação da Câmara de Gestão Pedagógica e Ações para a Diversidade – Cecampe Sudeste UFU, responde: “Historicamente, essas pessoas, esses sujeitos, foram marginalizados. A escola precisa olhar para isso com atenção especial. E nada melhor que um programa como o PDDE para dar esse tom de reparação, esse tom de tornar possível a equidade com essas pessoas que foram marginalizadas por muito tempo e, principalmente, olhar para a política pública no viés da educação de qualidade social e etnicamente referenciada”.

No período da tarde, as atividades continuaram com a inauguração do Cecampe Sudeste Atende, facilitando o acesso dos(as) gestores(as) para sanarem suas dúvidas a respeito do PDDE. Além disso, ainda aconteceu a apresentação dos equipamentos culturais da Proexc/UFU e uma roda de conversa com troca de experiências e discussões sobre a gestão dos recursos escolares.

O lançamento do Cecampe Sudeste UFU foi destacado no jornal diário da TV Universitária de Uberlândia. Para assistir a entrevista completa, acesse o link: https://www.youtube.com/live/VWmQL8LndeY?si=8Kp29MjAhCHtbZcU.

Além disso, você pode conferir a íntegra do evento no canal do Cecampe Sudeste UFU no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZtKHOhxuSTo&t=3s.

Texto: Nasser Pena

Imagens: Câmara de Gestão em Multimídias